Filmin

Todos os artigos desta secção

Escolhas Filmin para a quarentena walshiana

Escolhas Filmin para a quarentena walshiana

Olhamos para o catálogo da plataforma portuguesa de streaming Filmin – parceira do À pala de Walsh – e fazemos as nossas escolhas pensando no momento actual e respondendo a um desafio auto-imposto: fugirmos aos grandes títulos e surpreendermos. Ver o post inteiro

Yasujiro Ozu: a poesia da simplicidade

Yasujiro Ozu: a poesia da simplicidade

Yasujiro Ozu é novamente uma personalidade em estudo graças à reposição de duas das maiores obras de sua carreira - A Viagem a Tóquio e O Gosto do Saké - que chegam às salas do nosso país sobre o formato digital restaurado, mas que ainda preservam o formato artesanal dramático que somente o mestre nipónico poderia incutir. Ver o post inteiro

DOUBLE BILL FILMIN #5

DOUBLE BILL FILMIN #5

Double Bill Filmin é uma rubrica quinzenal inspirada no fenómeno da indústria cinematográfica em que as salas de cinema exibiam dois filmes pelo preço de um. Double Bill dá a conhecer dois filmes a ver na plataforma de streaming Filmin. Dois Filmes, uma Filmin. Ver o post inteiro

DOUBLE BILL FILMIN #4

DOUBLE BILL FILMIN #4

Double Bill Filmin é uma rubrica quinzenal inspirada no fenómeno da indústria cinematográfica em que as salas de cinema exibiam dois filmes pelo preço de um. Double Bill dá a conhecer dois filmes a ver na plataforma de streaming Filmin. Dois Filmes, uma Filmin. Ver o post inteiro

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte IV) 

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte IV) 

Como disse Bergman mais tarde na sua autobiografia a propósito dos inventivos: “What about the absurdist, the trendy, the inventive? Aren’t they predictable, easily repeated, tempting and fun, handy little kicks, fast food for the impatient?”. Essa impaciência (da vida), junto a esse nihilismo (da morte) ligam os inícios dos fins em Bergman, assim como vão fazendo caminhar este texto para o seu término. Para terminar, como se renascesse. Ver o post inteiro

Agnès Varda: a emancipação em forma de artista

Agnès Varda: a emancipação em forma de artista

Um cancro na mama acaba de privar o mundo de uma cineasta que amamentou gerações de mulheres, dos anos 1950 até hoje, com o sentimento da afirmação do feminino bem antes de "emancipação" se tornar a palavra da moda: aos 90 anos, a belga Agnès Varda, pilar da Nouvelle Vague, morreu esta madrugada. Ver o post inteiro

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte III) 

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte III) 

Bergman sempre disse que Uma Lição de Amor tinha sido feito para o momento que passa. Como os seus amores de juventude, até certo ponto os seus casamentos, fizeram todos parte de um mesmo contínuo por onde o seu amor ia passando através de vários corpos. O tom descontraído dessa “lição” via o amor com um jogo que se jogava ora com astúcia masculina (é o plano de Gunnar Björnstrand que só percebemos no final do filmeora com sageza feminina nas manobras de Sorrisos de uma Noite de Verão. São os filmes do “esgar vigoroso” com que todo o amor começa, ao que se lhe seguiriam os “filmes do bocejo”, com que todo o amor termina. Ver o post inteiro

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte II)

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte II)

Não se pode dizer que a descoberta do amor no cinema de Ingmar Bergman surja purificada. Assim como tínhamos dito que era o comentário (o olhar) da geração mais velha aquilo que melhor permitia posicionar e valorizar o amor dos jovens em Monika e o Desejo, o mesmo acontece com o amor que Marie viveu em Um Verão de Amor, filme insular, instanciação da modernidade cinematográfica para Alain Bergala. Ver o post inteiro

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte I)

Especial Ingmar Bergman: À Pala de Walsh (Parte I)

"(...)o importante é perceber que o que para nós está disponível na obra do cineasta oficial da Suécia (que deu a ver ao resto do mundo como eram as paisagens e os modos daquele país que soubera resolver o problema do cidadão na sociedade, mas nunca o do indivíduo) é a capacidade de unir a História do cinema à História do ser humano, do primeiro choro à eternidade ou a esse estado que Bergman chamava de “non being” no qual nos transformamos depois da morte." Ver o post inteiro

DOUBLE BILL FILMIN #3

DOUBLE BILL FILMIN #3

Double Bill Filmin é uma rubrica quinzenal inspirada no fenómeno da indústria cinematográfica em que as salas de cinema exibiam dois filmes pelo preço de um. Double Bill dá a conhecer dois filmes a ver na plataforma de streaming Filmin. Dois Filmes, uma Filmin. Ver o post inteiro

DOUBLE BILL FILMIN #2

DOUBLE BILL FILMIN #2

Double Bill Filmin é uma rubrica quinzenal inspirada no fenómeno da indústria cinematográfica em que as salas de cinema exibiam dois filmes pelo preço de um. Double Bill dá a conhecer dois filmes a ver na plataforma de streaming Filmin. Dois Filmes, uma Filmin. O segundo episódio da série centra-se em duas obras de Stéphane Brizé. Ver o post inteiro

DOUBLE BILL FILMIN #1

DOUBLE BILL FILMIN #1

O Cinema 7ª Arte nos brinda com uma série de artigos especiais. Double Bill Filmin é uma rubrica quinzenal inspirada no fenómeno da indústria cinematográfica em que as salas de cinema exibiam dois filmes pelo preço de um. Double Bill dá a conhecer dois filmes a ver na plataforma de streaming Filmin. Dois Filmes, uma Filmin. Ver o post inteiro

TOP 10 Novembro

TOP 10 Novembro

Gatos e elefantes, cinema português, filmes desenhados à mão e outros de cortar a respiração. Aqui os filmes mais vistos do mês de novembro. Ver o post inteiro