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Com as salas de cinema fechadas, Filmin acolhe uma série de estreias nacionais de filmes de grandes autores que deram que falar nos últimos maiores festivais de cinema. Ver o post inteiro
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Com as salas de cinema fechadas, Filmin acolhe uma série de estreias nacionais de filmes de grandes autores que deram que falar nos últimos maiores festivais de cinema. Ver o post inteiro
Vencedor do Prémio Especial de Júri no último Festival de Locarno, "As Boas Maneiras" comporta-se como uma revisão dos principais elementos do cinema de terror e não … passando pelo mundo da Disney e do cinema de caracter social. O C7nema falou com Juliana Rojas sobre o projeto que tem conquistado a crítica, público e um lugar no panorama fantástico brasileiro. Ver o post inteiro
"Queria abraçar a imagem fascinante e polarizadora de uma espécie de Lolita. Jen pode ser vazia e estúpida e objeto de desejo se ela assim quiser. Não deve ser (de todo) desculpa para o que vai acontecer a seguir.", explica Fargeat, que carrega o seu filme com elementos que demonstram esse caráter profundamente sedutor, contribuindo igualmente para o tom nervoso que desde os primeiros instantes nos dão a perceção que algo de muito mau vai acontecer. Ver o post inteiro
Por mais impressionantes que tenham sido as prestações de Glenn Close ou de Olivia Colman em 2018, a interpretação mais sensacional da temporada coube à sueca Eva Melander, protagonista de Border (Na Fronteira), filme baseado numa curta história de John Ajvide Lindqvist, o autor de Let the Right One In (Deixa-me Entrar). Ver o post inteiro
“Tu desprezaste I Stand Alone. Tu odiaste Irreversível. Tu espezinhaste Enter the Void. Tu amaldiçoaste Love. Agora experimenta Climax.”. Foi este o recado deixado pelo realizador aos jornalistas e críticos na véspera da estreia oficial, um filme na altura ainda mantido em perpetuo mistério (apenas era conhecida a protagonista, Sofia Boutella), que gerou um hype que movimentou centenas de curiosos. Ver o post inteiro
“Verão 1993”, a primeira longa-metragem da realizadora catalã Carla Simón, premiada em Berlim com o galardão de Melhor Primeira Longa-Metragem, é um belíssimo poema sobre a infância e o turbilhão emocional vivido por uma criança depois de perder os pais. Ver o post inteiro
Neste drama, Simon triunfa pela forma simples e natural como aborda um tema complexo e impactante: a morte da mãe e os reflexos dessa tragédia numa pequena rapariga, Frida (soberba Laia Artigas), que enfrenta o primeiro verão com a sua nova família adoptiva, na Catalunha. Ver o post inteiro
Xavier Giannoli regressa com A Aparição, filme encabeçado por Vincent Lindon no papel de um repórter de guerra que é convidado pelo Vaticano para fazer parte de uma comissão com uma tarefa especial: apurar a autenticidade de uma alegada aparição da Virgem Maria numa pequena vila francesa. Ver o post inteiro
Há três elementos destacáveis na cinematografia de Robert Guéguidan: as suas personagens mostram sempre as suas convicções e exalam as suas ideias de forma afincada, mas sempre com naturalidade, introspecção e um sentido intelectual no debate; Ver o post inteiro
Pawel Pawlikowski, o consagrado realizador de Ida, esse melancólico caminhar nas memórias bélicas e dos horrores em vão, vindos de um país vitima/agressor, uma fonte a ser extraída em Cold War. Ver o post inteiro
Depois do OVNI Spring, é assim que Justin Benson e Aaron Moorhead iniciam uma nova jornada "fora da caixa", à procura desta vez das suas origens. A dupla de cineastas regressa assim ao universo do seu primeiro filme de 2012, Resolution. Ver o post inteiro
Foi num hotel lisboeta que nos encontramos com ele e discutimos a sua carreira, que já se estende para além das cinco décadas, mas conta apenas com oito longas-metragens da sua autoria. Perfeccionismo e longa ponderação quando se envolve nos projetos? Sim, mas já lá vamos... Ver o post inteiro
Passado numa fábrica de elevadores onde um grupo de operários organiza um sistema de autogestão, insatisfeitos com a sua direção, a obra tem arrecadado grande aclamação por parte da imprensa internacional, tendo mesmo conquistado o prémio FIPRESCI na última edição do Festival de Cannes. Ver o post inteiro
Com o seu trio inicial de filmes belíssimos (mas não embelezadores) sobre a depressão e os efeitos que esta ou até um potencial suicídio (Louder than Bombs) pode ter na vida dos que mais amamos, Joachim Trier firmou um estilo próprio, mas que revela obviamente o estudo afincado de mestres. Ver o post inteiro
Essa violência, física, psicológica ou até espiritual (no sentido de omnipresença do castrador mesmo na sua ausência física) - está muito presente nesta impressionante primeira longa-metragem da sueca Isabella Eklöf. Ver o post inteiro
Sendo esta a segunda longa-metragem de Sandro Aguilar, após o lançamento de Cartas da Guerra em 2016, o realizador decidiu com Mariphasa regressar ao seu estilo característico, que mistura a ficção científica com o terror, trazendo assim até aos espetadores um filme diferente e em certo modo marcante. Ver o post inteiro
O filme destaca-se no entanto pelo seu carácter, próprio e cheio de força como de charme. Todo o ambiente é construído de modo a magia estar sempre omnipresente, e pequenos pormenores como orelhas de coelho, aos livros de retalhos, às armadilhas construídas nas árvores, toques tão reconhecíveis de Peter Pan e os meninos perdidos. Ver o post inteiro
A Filmin disponibiliza, mediante subscrição, três filmes do mestre do documentário francês Claude Lanzmann falecido no início de julho. Um deles é Shoah, de 1986, precisamente um dos seus maiores esforços e considerado um dos melhores filmes de sempre. Ver o post inteiro
A receção da crítica em Cannes foi absolutamente surpreendente. Logo a partir do momento em que o filme estreou começou a sair uma chuva de críticas muito positivas, sobretudo da América Latina e de Espanha, mas também França, Itália e vários outros sítios. Começámos a ver as leituras sobre o filme, leituras que nem tínhamos feito anteriormente. E depois houve o ranking dos críticos onde o filme foi considerado o melhor do Festival. Filme de cinema, isto é*. Foi incrível, superou de longe as nossas expetativas. Ver o post inteiro
Pedro Costa emana um drama sob fortes toques documentais, aliás, é evidente encontrarmos um manifesto etnográfico em todo o seu sentido e uma exploração digna do estilo neo-realista italiano. Sendo que o lado ficcional, preservado por um realismo quase formalista mas em pleno espírito de rebeldia para com a câmara, é afetado por uma constante demonstração de atos metafóricos e alusivos. Ver o post inteiro
É um filme em que Larraín parece querer fundir a poesia de Neruda com ambientes que parecem remeter-nos para um certo cinema clássico americano – estaria aqui essa passagem para outros voos? – embora o realizador chileno tenha intrometido aqui as imagens fotográficas de Sergio Larraín, um fotógrafo da Magnum que disse “uma boa imagem é criada num estado de graça”. Tal e qual como um bom filme. Ver o post inteiro
Enquanto em O Sangue, a vitalidade da intriga encontrava-se num rio, em Casa de Lava, esta está indiciada num vulcão, elemento invisível, mas igualmente presente. Como as suas consequências, o cenário é uma região árida por terras magmáticas que impedem o surgimento de nova vida, embora desta não estejaisente. Ver o post inteiro
As Cartas da Guerra ganharam notoriedade como livro, desvendando um escritor em busca de si mesmo no mais austero dos cenários, agora é convertido num filme com tamanha dimensão politica e sobretudo existencialista. Ivo Ferreira foi o mentor deste bélico português onde a verdadeira guerra reside no interior de cada ser. O C7nema falou com o realizador sobre a sua terceira longa-metragem, um "parto" difícil que resultou num filme impar da nossa cinematografia. Ver o post inteiro
O cineasta sueco Rubens Östlund, que em 2014 nos trouxe Força Maior, parece ter uma especial apetência para a análise comportamental, o que torna os seus filmes desconfortáveis mas também verdadeiros tratados. Se Força Maior consistia num estudo sobre a primazia do instinto de sobrevivência sobre todas as coisas (mesmo a própria família), a temática agora em escrutínio parte do estado da arte para analisar o estado do mundo, utilizando-a como espelho metafórico das relações sociais. Ver o post inteiro