Top 10 de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

Descobre a seleção dos 10 melhores filmes em Filmin por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata Ver o post inteiro
Descobre a seleção dos 10 melhores filmes em Filmin por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata Ver o post inteiro
João Salaviza aceitou o desafio de escolher dez, e só dez filmes do nosso catálogo. Descobre as escolhas do realizador de Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos Ver o post inteiro
O realizador do recentemente estreado Mosquito, mergulhou no catálogo e fez a sua lista dos 10 filmes para ver em Filmin. Descobre aqui a seleção de João Nuno Pinto Ver o post inteiro
Com as salas de cinema fechadas, Filmin acolhe uma série de estreias nacionais de filmes de grandes autores que deram que falar nos últimos maiores festivais de cinema. Ver o post inteiro
Olhamos para o catálogo da plataforma portuguesa de streaming Filmin – parceira do À pala de Walsh – e fazemos as nossas escolhas pensando no momento actual e respondendo a um desafio auto-imposto: fugirmos aos grandes títulos e surpreendermos. Ver o post inteiro
Dez filmes imperdíveis segundo Rui Pedro Tendinha Ver o post inteiro
Se as bailarinas são as abelhas, o mel é o movimento que preenche os nossos sonhos e que nos faz ir à carteira. Tudo é ascese? E economia, tudo é economia em Wiseman. Ver o post inteiro
«Entrando em qualquer trabalho de caracterização tens sempre que saber de antemão qual é a visão dos realizadores. Seja qual for a sua visão, tens que usá-la como ponto de partida. A partir desse ponto podes tornar essa visão na tua própria visão e, em alguns casos, o trabalho evolui tanto que (...)» Ver o post inteiro
Yasujiro Ozu é novamente uma personalidade em estudo graças à reposição de duas das maiores obras de sua carreira - A Viagem a Tóquio e O Gosto do Saké - que chegam às salas do nosso país sobre o formato digital restaurado, mas que ainda preservam o formato artesanal dramático que somente o mestre nipónico poderia incutir. Ver o post inteiro
Vencedor do Prémio Especial de Júri no último Festival de Locarno, "As Boas Maneiras" comporta-se como uma revisão dos principais elementos do cinema de terror e não … passando pelo mundo da Disney e do cinema de caracter social. O C7nema falou com Juliana Rojas sobre o projeto que tem conquistado a crítica, público e um lugar no panorama fantástico brasileiro. Ver o post inteiro
Não, não caímos no rótulo de looser, tão bem presente no chamado cinema independente norte-americano muitas vezes celebrizado em Sundance. Ao invés, este Adam Driver é a ventura contida nas palavras de Ozu, "a felicidade cria-se e não se espera", é o conformismo que se adequa a esta semana tão reconhecível e tão facilmente corruptível (uma ida ao cinema converte-se no mais deliciosos dos escapes). Ver o post inteiro
Realizado pelo pintor Milorad Krstic, com a ajuda do Instituto do Cinema Húngaro, o filme é um poço de referências às belas-artes e à cultura pop, sendo praticamente impossível captar todos os seus elementos apenas num visionamento.Estivemos à conversa com Milorad Kristic, que nos explicou o processo criativo que o levou à execução deste filme, no qual a banda-sonora e a geografia dos locais têm ainda uma palavra a dizer. Ver o post inteiro
O Mistério de Silver Lake propõe um olhar à volta de detritos mais ou menos entranhados no imaginário colectivo, usando como mote o desaparecimento súbito e misterioso de uma das suas personagens protagonistas. Ver o post inteiro
Marco Dutra e Juliana Rojas, a dupla que por si representa uma pequena fatia daquilo que poderemos apelidar de nova vaga do cinema de género brasileiro, compõem aqui, em sua espécie, uma sátira ao modelo Disney acomodada pelos valores do legado da Universal Pictures (os tumultos da população remete-nos ao imaginário transposto por essa Hollywood povoada por monstros clássicos). Ver o post inteiro
Quase totalmente passado numa secretaria, este thriller de call center é um objeto eletrizante que canaliza a sua tensão através daquilo que não sabemos (e nos é apresentado a conta-gotas) e não vemos, mas ouvimos. Ver o post inteiro
É a inesgotável potência do olhar que está em evidência em todo o filme e que o emancipa do hábito. O olhar atento de Paterson penetra em todos os locais e nas mais pequenas coisas. Ver o post inteiro
"Queria abraçar a imagem fascinante e polarizadora de uma espécie de Lolita. Jen pode ser vazia e estúpida e objeto de desejo se ela assim quiser. Não deve ser (de todo) desculpa para o que vai acontecer a seguir.", explica Fargeat, que carrega o seu filme com elementos que demonstram esse caráter profundamente sedutor, contribuindo igualmente para o tom nervoso que desde os primeiros instantes nos dão a perceção que algo de muito mau vai acontecer. Ver o post inteiro
Shoplifters é um filme que culmina os mais diversos e reconhecíveis elementos da carreira de um dos mais citados dos realizadores nipónicos modernos. É o regresso ao conto das “famílias fabricadas”, aos afetos quase inexistentes de uma sociedade aprisionada à solidão e ao individualismo e as pertinentes questões do sistema prisional e judicial.O C7nema teve o prazer de falar com o realizador sobre o seu laureado trabalho e dos seus processos de criatividade. Ver o post inteiro
No Intenso Agora fala de muita coisa, cabe um mundo nas suas duas horas de projeção. Mas é muito mais do que os fragmentos da Revolução Cultural chinesa, o Maio de 68 francês, a invasão da Checoslováquia pelos russos no mesmo ano.No dia a seguir à sessão na Berlinale, Moreira Salles conversou com o C7nema. Ver o post inteiro
O fascínio mórbido de Jia Zhangke pela decadência do Oeste, através da desconstrução das suas imagens de marca, revela uma descrença do realizador pela dita globalização, temáticas ou declarações fílmicas já pronunciadas e de forma mais evidente nos anteriores Mountains My Depart e A Touch of Sin. Ver o post inteiro
João Moreira Salles não filmou nenhuma imagem para este filme. Trabalhou através de imagens de arquivo de filmes como “Morrer aos 30 Anos” (1982) de Romain Goupil e “Os Dias de Maio” (1968) de William Klein. Mas de certa forma ele criou imagens novas, ao pegar nas imagens filmadas por outros e dando-lhes a sua introspecção. O realizador fez um estudo sobre o significado das próprias imagens, tal como aconteceu em “Santiago”. Ver o post inteiro
Nesta entrevista, o realizador explica-nos um pouco mais do trabalho de conceção da obra, das suas inflências, mas também do futuro, que vai certamente passar pelo cinema e por um filme de ficção cientifica. Ver o post inteiro
Double Bill Filmin é uma rubrica quinzenal inspirada no fenómeno da indústria cinematográfica em que as salas de cinema exibiam dois filmes pelo preço de um. Double Bill dá a conhecer dois filmes a ver na plataforma de streaming Filmin. Dois Filmes, uma Filmin. Ver o post inteiro
O cruzamento de drama e thriller, ao jeito do realizador, teve as honras de abrir a última edição do Festival de Cannes, apesar da crítica ter sido no geral fria. A receção imprevista não impede o otimismo de Farhadi, que após uma passagem no FEST, na cidade de Espinho, conversou com o C7nema sobre alguns dos temas quentes do seu cinema: politica, censura, manifestos e Netflix, ingredientes para mais uma trama farhadiana. Ver o post inteiro