«Pérolas Indie: A Morte de Estaline»

«Pérolas Indie: A Morte de Estaline»

Quem diria que um filme que retrata a luta de bastidores pelo poder, pela sobrevivência e pelo controlo político que se seguiu à morte de Joseph Estaline no seio do corrupto e polémico governo comunista da União Soviética poderia ser uma brilhante comédia de humor negro e sátira política! Ver o post inteiro

«O Estrangeiro»

«O Estrangeiro»

Protagonizado por Jackie Chan e baseado no livro “The Chinaman”, de Stephen Leather, o enredo de "O Estrangeiro" centra-se na personagem de Chan, um simples emigrante vietnamita a viver em Londres que vida uma vida pacata com a sua filha. Mas tudo muda quando a sua filha é morta num atentado terrorista provocado por uma nova fação do IRA, o exército de Libertação da Irlanda do Norte que, após anos de inatividade e num clima de paz entre a Irlanda do Norte e o Reino Unido, muitos julgavam ser uma ameaça do passado. Ver o post inteiro

«Ma vie de Courgette» (2016) de Claude Barras

«Ma vie de Courgette» (2016) de Claude Barras

Clade Barras, que aqui filma a adaptação de Céline Sciamma do livro de Gilles Paris (Autobiographie d’une Courgette), explora neste filme os temas do homicídio (involuntário e voluntário), do suicídio, do alcoolismo, da violência doméstica, do roubo, da pedofilia, da crise dos refugiados na Europa (entre outros), recusando o didactismo da pacotilha adocicada.  Ver o post inteiro

Xavier Dolan: Ama-me ou Deixa-me

Xavier Dolan: Ama-me ou Deixa-me

Xavier Dolan apresenta-se como um cineasta prematuro, mas com uma metodologia meticulosa de fazer cinema. Como uma peça de teatro, Dolan explora a profundidade cénica e a relação câmera-personagem. A música conquista também o seu lugar nas obras, com variações intensas de géneros, sensações e sentimentos. A diferença e o preconceito incomodam Dolan, e isso mostra-se na sua obra, que navega pelos vícios da sociedade. Ver o post inteiro

Pérolas Indie: «Tão Só o Fim do Mundo»

Pérolas Indie: «Tão Só o Fim do Mundo»

É inegável que Xavier Dolan está em alta na 7ª Arte. Este jovem ator e realizador canadiano criou, nos últimos anos, uma série de filmes de inegável qualidade, sendo o mais recente exemplo deste lote acima da média o drama "Juste La Fin du Monde". Ver o post inteiro

Isabelle Huppert: Quando a atriz se torna autora

Isabelle Huppert: Quando a atriz se torna autora

A popularidade generalizada da teoria de autor entre a cinefilia contemporânea tem vindo a levar a um progressivo esquecimento de que, na sua essência, o cinema é das artes mais intrinsecamente colaborativas que existem. Ao privilegiar de tal modo a figura do realizador, essa teoria tende a apagar as outras vozes criativas que contribuem para a edificação do objeto cinematográfico. Vendo um filme como “Ela” de Paul Verhoeven, por exemplo, há uma tendência a descartar as contribuições dos outros cineastas que não o realizador, mas, neste caso, é inequívoca blasfémia descartar a força autoral da sua atriz principal, Isabelle Huppert. Ver o post inteiro

«Ramiro» – Já conhecem o Ramiro?

«Ramiro» – Já conhecem o Ramiro?

Olhar para a vida de Ramiro – esta história ficcional que o rodeia e a que a todos é capaz de dizer alguma coisa – é olhar para (um)a verdade: a não poetização dos versos da vida. Mozos apresenta-nos Ramiro sob a perspectiva de um olhar – também ele – sincero, humilde e honesto, marcado pela excepcional quebra da – supostamente inevitável – banalidade. Ver o post inteiro

TOP 10 MAIO

TOP 10 MAIO

Em maio, o Top dos 10 títulos mais vistos em FILMIN foi liderado por um filme italiano: "Amigos Amigos, Telemóveis à Parte", de Paolo Genovese. O thriller psicológico "Ela", protagonizado por Isabelle Huppert e a comédia dramática "Toni Erdmann", premiada em Cannes, ocupam o segundo e o terceiro lugar das preferências. Ver o post inteiro

«La paura» (1954) de Roberto Rossellini

«La paura» (1954) de Roberto Rossellini

Resgatado que está agora O Medo, estamos perante um filme que parece não ter medo da exposição mais sensível à questão da traição e da vingança, com flechas apontadas aos poderes afectivos e ao lastro central da intimidade. A manipulação joga-se numa encenação intensa, bem elaborada na troca entre os lesados, e muito bem projectada no desespero de quem sente a culpa, de quem se sente armadilhado e sem saída. Ver o post inteiro

«Como Nossos Pais» por Hugo Gomes (C7nema)

«Como Nossos Pais» por Hugo Gomes (C7nema)

Como Nossos Pais é um ensaio interiorizado na validade do matrimónio, ou para irmos mais além, na “longevidade” do relacionamento, o que está por detrás da paixão, do entusiasmo e das jornadas ao conhecimento do nosso par. Longe das canções românticas, infantilizadas por um platonismo mortal que coabitaram o universo deixado por Regina, a obra de Laís Bodanzky forma um cerco que rodeia estas personagens enclausuradas no cansaço, enquanto espelha as rotinas dando solução às mesmas por saídas que não cedem, e até mesmo desafiam, o seio dos moralismos implantados, sobretudo por uma educação cristã. Ver o post inteiro

Maio de 68: Uma Antologia Cinematográfica

Maio de 68: Uma Antologia Cinematográfica

Há exatamente 50 anos saiu das universidades para as ruas a inquietação de uma juventude, que entre greves e barricadas causou uma das revoluções mais marcantes da Europa. Num período em que a França se mostrava um país cristalizado, estagnado no tempo e no espaço, os jovens, força de mudança, agitaram a pátria espoletando uma onda de reivindicações e ideologias. Seguindo pensamentos de intelectuais como Herbert Marcuse ou Guy Debord, os intervenientes conseguiram viver o sonho, criando um inferno para todos os que tentavam combater a sua causa. Ver o post inteiro

Crítica: «Ama-San» por Arte-Factos

Crítica: «Ama-San» por Arte-Factos

"Ama-San" é um retrato cru de uma tradição que perdura como símbolo feminista e que emancipa a mulher oriental. A Ama é uma mulher de valor inestimável para o país, reconhecida pelo seu mérito há milénios e que impõe uma ruptura com padrões definidos para a mulher. Daqui, além de uma cultura completamente diferente, extraímos valores que são transversais e um conhecimento sobre uma arte imensa, o que torna este trabalho de Cláudia Varejão uma viagem riquíssima e imperdível. Ver o post inteiro

«No Intenso Agora» por Aníbal Santiago (C7nema)

«No Intenso Agora» por Aníbal Santiago (C7nema)

Os eventos que envolveram o Maio de 68 e o período imediatamente posterior surgem como uma parte relevante de No Intenso Agora. Ao longo do documentário acompanhamos o entusiasmo dos manifestantes, a violência que envolveu o conflito entre os mesmos e as autoridades, a falta de um plano "pós-revolução", a forma sagaz como Charles de Gaulle conseguiu estancar as revoltas e utilizar os meios de comunicação social a seu favor, entre outros episódios. (...) No Intenso Agora capta com acerto a atmosfera fervilhante da época, expõe informação dotada de relevância e explana alguns fragmentos de um período recheado de peripécias, utopias e alguma inocência, com Salles a envolver-se nas entranhas de um tempo em que tudo parecia possível. Ver o post inteiro

«Ma Vie de Courgette» (A Minha Vida de Courgette) por Hugo Gomes (C7nema)

«Ma Vie de Courgette» (A Minha Vida de Courgette) por Hugo Gomes (C7nema)

A primeira longa-metragem do suíço Claude Barras é uma aventura espirituosa que se assume como uma afronta ao legado mercantil da Disney, pois com uma duração com mais ou menos uma hora (não mais que isso) consegue construir uma trama igualmente emocional sem o recurso a conflitos demarcados e moralidades maniqueístas. Trata-se de um filme sobre crianças, ao contrário da tendência de filmes para crianças, uma obra honesta nas ambições dos seus "heróis" e verdadeiramente presente nestas. Ver o post inteiro

«Pop Aye» por Aníbal Santiago (C7nema)

«Pop Aye» por Aníbal Santiago (C7nema)

"Pop Aye" é um filme de enorme coração, que conjuga com acerto o humor e o drama, enquanto vagueia pelas convenções dos road movies e conta com uma peculiar dupla de personagens principais. Entre essas convenções encontra-se a viagem como um meio do protagonista reencontrar-se e lidar com os seus problemas ao mesmo tempo que conhece uma série de figuras que o marcam e depara-se com uma miríade de situações. Ver o post inteiro