Dogman
Dogman

Dogman

Áudio e legendas

Versão original com legendas

realização

Matteo Garrone

Nacionalidades

Itália, França

Ano de produção

2018

Sobre o filme

Num subúrbio de uma periferia suspensa entre a metrópole e o deserto, onde a única lei parece ser a do mais forte, Marcello é um homem pequeno e gentil que divide os seus dias entre o trabalho no seu modesto salão de beleza para cães, o amor pela sua filha, e uma relação ambígua de submissão com Simone, um ex-boxeur que aterroriza todo o bairro. Farto de ser humilhado, e determinado a reafirmar a sua dignidade, Marcello idealiza uma inesperada e feroz vingança.

Realização e elenco

Títulos parecidos

Como avalias este filme?

No comments

10.0

"The look and feel of Dogman are terrifically good; Garrone has such brio in the way he shows us Marcello’s happy little life, taking him at his own sentimental estimation of himself, and then shows us his descent into bitterness and vengefulness – and his almost superhuman ability to absorb physical punishment. "

Peter Bradshaw de The Guardian

8.0

"Novo ensaio de Matteo Garrone, o responsável por Gomorra e o Conto dos Contos, que aqui embarca numa história imersa no realismo suburbano encenado da década de 80 sem qualquer posição de nostalgia ou melancolia. Isso nota-se logo no tratamento da fotografia do filme, a cargo de Nicolai Brüel, que esbate as cores num permanente cinzentismo esbatido que reflete as ruínas urbanas de uma área abandonada fora da cidade onde a ação se desenrola. Baseado numa história real, algo que se sente principalmente no macabro último terço, Dogman oferece um retrato humano e pesaroso de um homem que não se consegue impor na sociedade a não ser pela sua ligação ao tráfico. De postura franzina, quase invisível aos olhos do mundo, Marcello demonstra acima de tudo uma inadequação social, onde as gentes em momento algum o respeitam, embora tolerem. De certa forma, ele é um chihuahua leal e barulhento que pela solidão nunca abandona o dono, mesmo que este o maltrate, enquanto Simone é o verdadeiro um pitbull rafeiro e raivoso pronto a atacar tudo e todos para conseguir o que quer. Quando os dois entram em conflito, não estamos perante um modo clássico de David contra Golias, mas antes um retrato realista de personagens desviadas da sua natureza pelo poder, adições ou simplesmente demasiada boa vontade."

Jorge Pereira de C7nema