José Miguel Ribeiro
  1. José Miguel Ribeiro

    Portugal · 1966

    5 títulos :separador disponível 1 prémio
    recebido
Biografia

Nasceu em 1966 na Amadora. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e comecou a trabalhar como ilustrador no em 1990. Estudou cinema de animação na Lazennec-Bretagne, Rennes e na Filmógrafo, Porto em 1993/94. Realizou várias curtas-metragens, entre as quais se destacam “O Ovo”, “O banquete da Rainha”, e em 1999 “A Suspeita” com a qual receberia o Cartoon d’Or 2000.
Em 2004 realizou uma serie de 26 episódios para crianças intitulada “As coisas lá de casa” e a curta-metragem “ Abraço do vento”. Em 2007 ilustra o livro “O rapaz que aprendeu a voar” de Alexandre Honrado e funda em conjunto com Nuno Beato e Eva Yebénes a produtora Sardinha em Lata.
Em Abril de 2009 conclui o filme “Passeio de Domingo” e em Junho de 2010 termina a curta metragem Viagem a Cabo Verde. Em 2011 finaliza o piloto “O balão Lua” da série “Dodu o rapaz de Cartão” e inicia a produção da media metragem em stop-motion “Papel de Natal”.
Em 2012 desvincula-se da Sardinha em Lata para fundar em Montemor-o-Novo a produtora Praça Filmes e realiza nesse mesmo ano, para a CM de Almada, o filme “A energia na Terra” premiado no Cinanima e seleccionado para competição internacional em Annecy 2013.
Em 2015 conclui a produção do especial TV “Papel de Natal” que estreia em 10 salas de cinema nacionais no Natal do mesmo ano. Neste momento esta? a realizar a curta metragem “Estilhaços” e prepara um projecto longa metragem intitulado “ Nayola”, com argumento de Virgilio Almeida a partir do texto original “ Caixa Preta” dos escritores Mia Couto e Agualusa em co-realização com Jorge Antonio.

Prémios do seus filmes

Os seus títulos online