"The movie is a monument to Mr. Walesa’s pluck and to his nation’s courage, and it also seals Mr. Wajda’s own place in Poland’s history."
— Alison Smale de NY Times
Versão original com legendas em português
2013
30-04-2015
A nova Europa começou em Gdansk!
Walesa é a história de um herói contemporâneo – Lech Walesa. O relato da sua história começa quando a jornalista Oriana Fallaci se dirige à casa de Walesa para entrevistar o futuro prémio Nobel. As questões de Fallaci revelam a verdade sobre o líder do movimento “Solidariedade”. Com início em 1970, encontramos Walesa a envolver-se numa manifestação e a ser obrigado a assinar um acordo onde aceita colaborar com os serviços de segurança. O relato continua, mostrando o seu caminho até atingir uma “maturidade” política e o seu empenho na vida familiar. A relação de Walesa e Danuta, os seus problemas diários e os filhos assumem neste filme igual protagonismo do que as vitórias e derrotas políticas. Este caso é um que prova que atrás de um grande homem, está uma mulher ainda maior. Por vezes a liberdade tem de ser conquistada e a terra-natal tem de ser protegida. Política e amor, medo e necessidade de segurança. Subordinar e a força de se revoltar. O filme, assim como a vida de Walesa, é composto destes contrastes. O sentido de dever pela sua nação em simultâneo com o seu dever perante a família. O amor pela sua mulher e filhos e o que sente pela sua pátria. Estará Walesa a fazer as escolhas correctas? Qual o preço a pagar?
"The movie is a monument to Mr. Walesa’s pluck and to his nation’s courage, and it also seals Mr. Wajda’s own place in Poland’s history."
— Alison Smale de NY Times
"Actor Robert Wieckiewicz offers an amazingly life-like portrait of the charismatic Polish leader in this admiring biopic."
"This biopic tribute to Lech Wałęsa, the Nobel peace prize-winning politician and human rights activist, is an enjoyable look at an unconventional hero "
"Andrzej Wajda's stirring biopic of Polish Solidarity leader Lech Walesa is old-fashioned in the best sense."
— Jay Weissberg de Variety
"Película didáctica, tan honesta como convencional en estructura y desarrollo, no deja de ser un testimonio de época apreciable, y otra muestra del constante, insobornable compromiso político del ilustre y venerable cineasta, que nos ofrece un riguroso fresco histórico."