Walesa
Walesa

Walesa

Áudio e legendas

Versão original com legendas em português

  • Áudio Original
  • Legendas Português
realização

Andrzej Wajda

Nacionalidade

Polônia

Ano de produção

2013

Género

Biopic

Estreia no cinema

30-04-2015

Sobre o filme

A nova Europa começou em Gdansk!
Walesa é a história de um herói contemporâneo – Lech Walesa. O relato da sua história começa quando a jornalista Oriana Fallaci se dirige à casa de Walesa para entrevistar o futuro prémio Nobel. As questões de Fallaci revelam a verdade sobre o líder do movimento “Solidariedade”. Com início em 1970, encontramos Walesa a envolver-se numa manifestação e a ser obrigado a assinar um acordo onde aceita colaborar com os serviços de segurança. O relato continua, mostrando o seu caminho até atingir uma “maturidade” política e o seu empenho na vida familiar. A relação de Walesa e Danuta, os seus problemas diários e os filhos assumem neste filme igual protagonismo do que as vitórias e derrotas políticas. Este caso é um que prova que atrás de um grande homem, está uma mulher ainda maior. Por vezes a liberdade tem de ser conquistada e a terra-natal tem de ser protegida. Política e amor, medo e necessidade de segurança. Subordinar e a força de se revoltar. O filme, assim como a vida de Walesa, é composto destes contrastes. O sentido de dever pela sua nação em simultâneo com o seu dever perante a família. O amor pela sua mulher e filhos e o que sente pela sua pátria. Estará Walesa a fazer as escolhas correctas? Qual o preço a pagar?

Prémios
O meu estado de espírito...

Realização e elenco

Como avalias este filme?

No comments

9.0

"The movie is a monument to Mr. Walesa’s pluck and to his nation’s courage, and it also seals Mr. Wajda’s own place in Poland’s history."

Alison Smale de NY Times

8.0

"This biopic tribute to Lech Wałęsa, the Nobel peace prize-winning politician and human rights activist, is an enjoyable look at an unconventional hero "

Peter Bradshaw de The Guardian

7.5

"Andrzej Wajda's stirring biopic of Polish Solidarity leader Lech Walesa is old-fashioned in the best sense."

Jay Weissberg de Variety

6.5

"Película didáctica, tan honesta como convencional en estructura y desarrollo, no deja de ser un testimonio de época apreciable, y otra muestra del constante, insobornable compromiso político del ilustre y venerable cineasta, que nos ofrece un riguroso fresco histórico."

Jordi Batlle Caminal de Fotogramas