8,5
Premier

Vitalina Varela

· 124min.

Uma imigrante chega a Portugal em busca do marido. Passaram três dias desde o seu funeral. Obra-prima que conquistou o Leopardo de Ouro, Vitalina Verela, de Cabo Verde para o mundo.
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião. É este o ponto de partida para a nona longa-metragem de Pedro Costa, que recebeu o Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival de Locarno de 2019, depois de ter sido um dos filmes que mais impacto teve junto do público e crítica no importante festival. Vitalina é real e é actriz - é uma mulher que veio de Cabo Verde para as Fontaínhas e que, enquanto sujeito e personagem, transita de "Cavalo Dinheiro" (2014) para comandar os fantasmas e as sombras que preenchem o filme do cineasta português.

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão Portuguesa
Áudio Português • Legendas Português

Mais informação

Título original:
Vitalina Varela
Género:
Drama
Nacionalidade:
Portugal
10

"A escuridão que envolve praticamente todo o filme - o qual se poderia resumir na ideia de "uma imensa noite", como a certa altura se diz - atravessa desde sempre o cinema de Pedro Costa."

Inês N. Lourenço de Diário de Notícias