9,7
Premier

Vem e Vê

· 142min.

Este é um dos mais impressionantes filmes de guerra alguma vez feitos. Realizado por Elem Klimov e com argumento de Ales Adamovich. Baseado no livro `The Khatyn Story` de Adamovich.
Tens 72 horas para ver.

Sobre o filme

Este é um dos mais impressionantes filmes de guerra alguma vez feitos. Realizado por Elem Klimov e com argumento do escritor Ales Adamovich, Vem e Vê é baseado em factos verídicos e no livro `The Khatyn Story` de Adamovich. Embora o filme tenha como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial no período de 1941 a 1945, interessa-lhe muito mais explorar os efeitos devastadores da mesma no curso da História. Os autores descrevem os locais e os acontecimentos que se tornaram símbolos desta tragédia. O herói do filme é Flyora, um adolescente de 16 anos. Se no início da história Flyora é um rapazinho como tantos outros da sua idade, à medida que ele vai conhecendo o horror das execuções perpetradas pelos Nazis, a sua cara vai-se transfigurando e envelhecendo. As transformações no rosto de Flyora são o espelho do rosto da guerra.

Realização e elenco

Realização:
Elem Klimov

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas
Áudio Bielorrusso • Legendas Português

Mais informação

Título original:
Idi i smotri
Géneros:
Drama, Guerra
Nacionalidade:
Bielorússia

Títulos parecidos

Espetacular, uma verdadeira obra-prima, cuja trilha sonora maravilhosa rege um elenco primoroso. Destaque para Flyora, um dos personagens mais marcantes do Cinema moderno, um menino que leva o espectador pra dentro da história de forma muito trágica e realista, e acaba por tornar-se a Mão do Destino. Uma revolução em forma de filme.

(Editado)
10

"Properly considered one of the most powerful and disturbing war movies ever made, Elem Klimov's hallucinogenic journey into the vile inhumanity of war, especially as perpetrated by the Reich as they invaded Russia, this is a film of great craft, courage and a deep seated compassion. Although made under the auspices of Soviet controlled cinema, the film rages against oppression, the terrible price that is paid by the humble and poor in the face of political conflict. It is a vision of hell on earth, contrasted with moments of unearthly beauty, that spiral of haunting majesty and lunacy of Apocalypse Now, but with its own deterministic grit."

Ian Nathan de Empire

10

"O clássico russo “Vem e Vê” (1985), de Elem Klimov, considerado como um dos mais impressionantes filmes de guerra alguma vez feito"

Tiago Resende de Cinema 7ª Arte