Se as Montanhas se Afastam
Se as Montanhas se Afastam

Se as Montanhas se Afastam

Mountains May Depart (Shan he gu ren)

Áudio e legendas

Versão original com legendas

  • Áudio Varios
  • Legendas Português
realização

Zhang-ke Jia

Nacionalidades

China, França, Japão

Ano de produção

2015

Género

Drama

Estreia no cinema

15-09-2016

Sobre o filme

China, final de 1999.
Tao, uma jovem rapariga de Fenyang é cortejada por dois amigos de infância, Zhang e Lianzi. Zhang, proprietário de uma estação de serviço, tem reservado para si um futuro promissor, ao passo que Liang trabalha numa mina de carvão. Com o coração dividido entre os dois homens, Tao vai ter de fazer uma escolha que irá marcar o resto da sua vida e da do seu futuro filho, Dollar.
Num quarto de século, entre uma China em profunda mutação e a Austrália como a promessa de uma vida melhor, encontram-se as esperanças, os amores e as desilusões das personagens face ao seu destino.

Realização e elenco

Títulos parecidos

Como avalias este filme?

A oitava longa-metragem do realizador chinês Zhangke Jia, “Se as Montanhas se Afastam” (título original: “Shan he gu ren”), constitui a sua primeira incursão no melodrama, numa história que, partindo de uma China em profunda mutação, é contada em três momentos/episódios – 1999, 2014 e 2025 – que são assinalados de modo subliminarmente sugestivo, pela original mudança do formato da imagem e pela notável combinação de exteriores-interiores, num processo que se revela criativo, quer, no contexto emocional em que o argumento se desenvolve, quer, na precisão de detalhe que as suas personagens transmitem.
Uma obra admirável que, meritóriamente, fez parte da Selecção Oficial do Festival de Cannes em 2015.

05 Novembro 2017
7.9

"O paradoxo crucial ao filme de Jia, mais uma observação sobre as rápidas transformações da sociedade chinesa e a sua particular sobreposição de comunismo e capitalismo, está no tratamento, ao mesmo tempo físico e simbólico, do espaço (...) um belíssimo filme, que se inscreve na obra de Jia com inteira coerência."

LUÍS MIGUEL OLIVEIRA de Ípsilon - Público

7.7

"O filme Shan He Gu Ren de Jia Zhang-ke é uma obra incrível e misteriosa à sua maneira, de um cineasta cuja criatividade evolui-se diante dos nossos olhos"

Peter Bradshaw de The Guardian

7.5

"Se as Montanhas se Afastam é nada menos do que uma obra de crescente ambição e profundamente humanista, como o realizador Jia não anseia tanto para voltar os ponteiros do relógio, nem para atrasá-los."

Scott Foundas de Variety