8,4

Regresso a Ítaca

· 91min.

Um terraço em Havana. Cinco amigos encontram-se para festejar o regresso de Amadeo, depois de 16 anos de exílio. Do pôr ao nascer do sol, falam da juventude, da fé no futuro...
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Um terraço em Havana (Cuba); cinco amigos encontram-se para celebrar o regresso de Amadeo (Néstor Jiménez), um velho amigo que viveu exilado em Espanha durante os últimos 16 anos. Do pôr ao nascer do sol, falam da juventude, da fé no futuro que tinham... mas também da desilusão do presente.
Nesse encontro torna-se inevitável vasculhar memórias e ir ao tempo em que, bastante mais jovens e idealistas, eles acreditavam poder mudar o mundo. Em simultâneo, reconhecem as mudanças ocorridas no país – e neles próprios – e a consequente perda da esperança na melhoria das condições de vida. Porém, a cada hora que passa, a recriminação, assim como o arrependimento, começa a ganhar novas proporções...

Uma comédia dramática vencedora de numerosos prémios em festivais internacionais; entre eles o prémio de melhor filme no Festival de Biarritz e nas Giornate degli Autori del Festival de Venecia.

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas em português
Áudio Original • Legendas Português

Mais informação

Título original:
Retour à Ithaque
Género:
Drama
Estreia no cinema:
18-08-2016

Sem avaliações

9

"No hay narración de viaje, sino exclusivamente sensación de haber viajado (...) Las interpretaciones son tan buenas que uno duda si realmente alguien los contrató para hacerlas, o las atrapó una cámara oculta."

E. Rodríguez Marchante de ABC

9

"La reunión de cinco amigos en una azotea de La Habana se convierte imperceptiblemente en una experiencia de gran riqueza emocional. La dimensión humana de este compasivo retrato de grupo merece la pena ser visto."

David Rooney de Hollywood Reporter

9

"Esta película grave y divertida, magnífica y amarga, ofrece un momento de cine inteligente, conmovedor, asombroso, que cobra fuerza y universalidad progresivamente."

Arnaud Schwartz via La Croix de Web oficial