8,3
Premier

Os Inúteis

· 102min.

Projeção autobiográfica das memórias da juventude de Fellini, em Rimini. Um grupo de rapazes (“os inúteis”) que preenche o vazio dos dias de farra em farra, de namorisco em namorisco.
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Cinco jovens permanecem num limbo pós-adolescente, sonhando com aventuras e o dia em que deixarão para trás a pequena cidade costeira onde arrastam a existência. Como quem tenta encontrar um sentido na vida provinciana, preenchem o vazio dos dias com namoricos e farras, às custas das suas famílias indulgentes. Um dia, um deles decide largar tudo e apanha o comboio para Roma...Este terceiro título da filmografia de Federico Fellini é a sua primeira obra semiautobiográfica, com personagens bem desenhadas: o perseguidor de saias Fausto, forçado a casar com a rapariga que engravidou; Alberto, a eterna criança; Leopoldo, um escritor sedento de fama; e Moraldo, o único membro do grupo atormentado pela própria consciência. Os Inúteis foi o primeiro sucesso internacional do cineasta, valendo-lhe o Leão de Prata no Festival de Veneza e a nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Original. Aqui estão presentes as memórias de juventude do próprio Fellini na sua cidade natal, Rimini. 

Realização e elenco

Realização:
Federico Fellini

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas
Áudio Italiano • Legendas Português

Mais informação

Título original:
I Vitelloni
Géneros:
Cinema clássico, Drama
Nacionalidade:
Itália

Sem avaliações

9

"It was this ineffably poignant semiautobiographical reverie that unleashed fully Fellini's shimmering, flowing poetic style."

Kevin Thomas de Los Angeles Times