7,9

O Quadrado

· 145min.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o último filme de Ruben Ostlund sobre um curador de arte e a crise existencial que a última obra provoca.
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea; homem divorciado e bom pai das suas duas filhas, conduz um carro eléctrico e apoia boas causas. A sua próxima exposição, "O Quadrado", é uma instalação que pretende evocar o altruísmo em quem a vê, recordando-nos o nosso papel enquanto seres humanos responsáveis pelos nossos congéneres. Mas às vezes é difícil viver à altura dos nossos ideais: a resposta incauta de Christian ao roubo do seu telefone vai conduzi-lo a situações das quais ele se envergonha. Entretanto, os Relações Públicas do museu criam uma campanha inesperada para "O Quadrado". A reacção é inflamada e lança Christian, bem como o próprio museu, numa crise existencial.

Realização e elenco

Realização:
Ruben Östlund

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas
Áudio Sueco • Legendas Português

Mais informação

Título original:
The Square
Géneros:
Comédia, Drama
Nacionalidade:
Suécia
Estreia no cinema:
23-11-2017

A censura de exposições é banal nos museus (o MACSerralves foi, aparentemente, um desses casos com Mapplethorpe). Há, aliás, um filme sobre a primeira exposição de Mapplethorpe made in USA - censurada e encerrada. Por outro lado, neste filme, a perfomance é pura e simplesmente ridícula. Restam os valores esquecidos pela modernidade tardia: igualdade, solidariedade, fraternidade. A tríade herdada do Iluminismo. Que é em roda disso que o filme anda. Mas, tão emaranhado que aborrece e irrita. Como a rapariga que tem sexo com o curador e desaparece da narrativa sem saber ler nem escrever. Idem com o rapaz, espécie de homúnculo. Eis os vestígios sociais da performance. Mas, isso não chega. E é mau. Narrativamente. Cinematograficamente.

9

"Sátira negra e desassombrada, apenas um tudo-nada “clínica” no tom (é o gene nórdico...) e algo redundante para o final, O Quadrado é um dos filmes do ano."

Eurico De Barros de Time Out