9,1

Nostalgia (1983)

· 126min.

Um poeta russo, sentindo-se aprisionado pela fama e por um casamento infeliz, parte à procura do seu passado cultural em Itália.
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Um poeta russo, sentindo-se aprisionado pela fama e por um casamento infeliz, parte à procura do seu passado cultural em Itália. Viaja pela Toscânia com Eugenia, a sua intérprete italiana. Um encontro com Domenico, um velho aparentemente lunático, acaba por permitir ao escritor compreender o segredo da sua própria nostalgia.

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas em português
Áudio Russo

Mais informação

Título original:
Nostalghia
Género:
Drama
Nacionalidade:
URSS
Estreia no cinema:
11-02-2016
9

"Nostalgia é uma espécie de ápice de dor para Tarkóvski. Ele, como todo russo de sua geração, não sabia viver confortavelmente fora de sua terra natal, e essa dor, essa “saudade fatal”, pode ser percebida em todo o espaço visitado e habitado pelo poeta Gorchakov, o protagonista do filme. Esse poeta vai até à Itália pesquisar a vida de um certo compositor russo que estivera na terra da Dante séculos atrás. Enquanto a pesquisa avançava — ou falhava compassadamente — Goncharov se via doente de uma crise aguda de alma e essa dor iria levá-lo a diversas mortes, não antes de encontrar-se com a fé (mas não necessariamente aceitá-la), no sentido teológico menos engessado possível."

Luiz Santiago de Plano Crítico