Nico, 1988
Nico, 1988

Nico, 1988

Áudio e legendas

Versão original com legendas

  • Áudio Inglês
  • Legendas Português
Nacionalidades

Itália, Bélgica

Ano de produção

2017

Géneros

Biopic, Drama

Estreia no cinema

05-07-2018

Sobre o filme

Vencedor da secção Orizzonti no Festival de Veneza, Nico, 1988 é um biopic musical sobre a última fase da vida de Nico, ícone feminino dos Velvet Underground e musa de Andy Warhol. O filme retrata a vocalista naquela que seria a sua última digressão a solo, enquanto tenta restabelecer a relação com o filho e lidar com a sua toxicodependência e depressão.   Retratar uma figura tão icónica como Nico não se previa tarefa fácil mas Susanna Nicchiarelli conseguiu um excelente resultado através de um filme onde o fragmento é mais importante do que a totalidade, onde o olhar cansado e desiludido de Trine Dyrholm, a maravilhosa atriz dinamarquesa que interpreta Nico, esconde mil histórias que não precisam de ser contadas.

realização

Susanna Nicchiarelli

Títulos parecidos

Como avalias este filme?

No comments

8.0

"Um biopic ao contrário O desencanto, o cinismo de Nico é a voz do filme com que Susanna Nicchiarelli faz resistência aos clichés do biopic. Nico, 1988 abriu a secção Horizontes de Veneza, é uma miniatura que fica a crescer."

Vasco Câmara de Ípsilon - Público

7.9

"Mais do que uma narrativa empolgante, faz-se um retrato psicológico de uma figura negra mas fascinante. Mérito da realizadora italiana Susanna Nicchiarelli e da atriz dinamarquesa Trine Dyrholm. As suas teias internas são expostas de forma veemente, visceral mesmo, num desenho emocional complexo, entre a apatia e o desespero."

Manuel Halpern de Visão

7.9

"Centrado numa magnífica interpretação da dinamarquesa Trine Dyrholm - a sua Nico combina a máxima energia com a mais comovente vulnerabilidade -, este é um daqueles pequenos grandes filmes que corre o risco de passar despercebido..."

João Lopes de Diário de Notícias