8,3

Mustang

· 93min.

Mustang é uma a versão turca de “As Virgens Suicidas”, mas com circunstâncias muito diferentes...
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Esta jóia de Deniz Gamze Ergüven foi apresentada no Festival de Cannes em 2015 e acabou na corrida aos Óscares para Melhor Filme Estrangeiro. Vencedor do Prémio LUX do Parlamento Europeu, "Mustang" é uma versão turca de “As Virgens Suicidas”, mas em circunstâncias muito diferentes.

É o princípio do Verão. Numa aldeia perdida na Turquia, Lale e as suas quatro irmãs voltam da escola a brincar com os rapazes e desencadeiam um escândalo, que virá a ter consequências inesperadas. A casa familiar transforma-se progressivamente numa prisão, as aulas práticas de donas de casa substituem a escola e os casamentos começam a ser tratados. As cinco irmãs, animadas pelo mesmo desejo de liberdade, alteram os limites que lhes foram impostos.

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas
Áudio Turco • Legendas Português

Mais informação

Género:
Drama
Nacionalidades:
Turquia, França, Alemanha

Títulos parecidos

Todos devemos lutar contra qualquer tipo de amarras, sejam elas, culturais, religiosas, políticas... Nem todos têm essa coragem. Nem todos têm as mesmas oportunidades. Outros ainda, por medo, sentem-se esmagados e deixam o medo controlá-los.

(Editado)

O acompanhar da vida de 5 irmãs turcas, num seio familiar complexo. A narrativa desde o início que puxa pelo provocador e o desafiar dos costumes, mais do que pré-históricos, impostos por uma cultura conservadora e machista. As jovens actrizes interpretam muito bem os seus papéis, são expressivas e naturais, e cada uma com o seu "brilho", reagindo consoante a sua maturidade aos desafios que enfrentam. Merecia mais atenção por parte da crítica, e do público em geral, do que aquela que teve na altura do seu lançamento.

10

"It's a moving portrait of sisterhood, a celebration of a fierce femininity and a damning indictment of patriarchal systems that seek to destroy and control this spirit."

Katie Walsh de Los Angeles Times

10

"The ensemble of young actresses is a constantly restless and real presence, the perspective filtered mostly through the cheeky Lale but also through the group as a loving crew. "

Nicolas Rapold de NY Times

10

"Una fábula en torno a la cerrazón moral y cultural. La directora compone sus imágenes, impregnadas de una exquisita poesía evanescente. Una obra de aliento trágico de exuberante belleza."

Beatriz Martínez de Fotogramas

10

"Nadie debería quedarse sin ver Mustang. No solo porque es una obra maestra de su género, honesta, concebida desde las vísceras y poseída por una verdadera voluntad de cambio, sino porque nos deleita con un cine de personajes, sentido y humano, doloroso y risueño como la vida misma. "

Andrea Núñez-Torrón Stock de El antepenúltimo Mohicano