9,8
Premier

La Dolce Vita

· 168min.

Um dos mais célebres filmes de Federico Fellini (o tal, do banho de Anita Ekberg na Fonte Trevi) que assinala o ponto em que o realizador começou docemente a afastar-se do neorrealismo.
Indisponível no teu país

Sobre o filme

La Dolce Vita representa um olhar à cultura do estrelato, comum protagonista no encalço do sedutor estilo de vida das ricas e glamorosas celebridades que, em plena era da sociedade do espetáculo, se exibem em Roma. O mirone desse espetáculo mundano chama-se Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) e, na qualidade de jornalista de mexericos, explora as periferias dos holofotes. Um filme que será sempre lembrado pela imagem icónica da sueca Anita Ekberg na Fontana di Trevi.   
A autenticidade de La Dolce Vita deve-se, em parte, ao “estudo” que o cineasta dedicou, durante um verão inteiro, à vivência das estrelas. Algo que, do ponto de vista biográfico, se liga à personagem de Mastroianni: esta é a evocação dos primeiros tempos do próprio Fellini em Roma, onde começou por trabalhar como jornalista. Universalmente aplaudido, valeu-lhe a Palma de Ouro no Festival de Cannes e quatro nomeações para os Óscares, entre as quais, nas categorias de realização e argumento (venceu a estatueta do guarda-roupa).

Realização e elenco

Realização:
Federico Fellini

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas
Áudio Italiano • Legendas Português

Mais informação

Géneros:
Cinema clássico, Drama
Nacionalidade:
Itália

Títulos parecidos

10

"Perhaps many spectators will squirm at the three-hour length of the film or of some of its sequences (though director Federico Fellini cut some 30 minutes from his final print), yet others will never notice they've sat that long."

Redacción de Variety