7,2

Elena

· 109min.

Elena, uma mulher modesta, tímida e submissa trata de conceber um plano para conseguir proporcionar ao filho e aos netos uma oportunidade na vida.
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Elena e Vladimir conheceram-se tardiamente na vida mas, apesar dos passados bem distintos, formam um casal sólido. Enquanto Vladimir é abastado e frio. Elena provém de um meio modesto e é uma esposa dócil. O filho de Elena está desempregado e, incapaz de sustentar a sua própria família, pede-lhe constantemente dinheiro. A filha de Vladimir, uma jovem despreocupada, tem uma relação distante com o pai. Um dia Vladimir sofre um ataque cardíaco e fica internado no hospital, onde se apercebe de que tem pouco tempo de vida. Um breve mas terno encontro com a filha leva-o a tomar uma importante decisão: ela será a única herdeira da sua fortuna. De volta a casa, anuncia a decisão a Elena, destruindo as suas esperanças de ajudar o filho. A dona-de-casa tímida e submissa trata de conceber um plano para conseguir proporcionar ao filho e aos netos uma oportunidade na vida.

Realização e elenco

Realização:
Andrei Zvyagintsev

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas em português
Áudio Francês

Mais informação

Género:
Drama
Nacionalidade:
Rússia
Estreia no cinema:
26-07-2012
8

"The subtlety and stealth of this movie is a marvel, and so is the complex and enigmatic performance of Markina. (...) A deeply satisfying film."

Peter Bradshaw de The Guardian

8

"'Elena' não podia ser mais atual e político. Faz uma forte e direta critica à sociedade atual que vive pensando que o dinheiro é solução para tudo. (...) Zvyagintsev explora assim estes temas de forma simples e linear, com um bom elenco (...) um drama moderno forte e interessante. Andrey Zvyagintsev continua a ser um dos melhores realizadores russos da atualidade. "

Tiago Resende de Cinema 7ª Arte