Autografia
Um documentário que retrata a a vida, o percurso e a individualidade de Mário Cesariny para além do pintor e poeta. O poema "Autografia" serve de mote e fio condutor. Este documentário pretende retratar não o poeta e pintor Mário Cesariny, mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade. Como espaço de acção privilegiou-se o seu quarto, por ser este atualmente a base da sua criação e da sua intimidade. É aqui que resiste tudo o que não se perdeu. Sendo este um trabalho que vive sobretudo das questões colocadas (ausentes) e das respetivas respostas, optou-se por assumir como fio condutor um dos seus poemas - “autografia” - que servirá de mote, através da sua análise para as questões intencionadas, de modo a que o filme assuma um carácter intimista, estabelecendo-se um diálogo entre quem o vê e quem é retratado. Neste documentário/registo existem vários planos: o de análise do poema; o das respostas; o do seu trabalho (exposto na sua intimidade) e o da nossa própria interpretação; uma espécie de respigar/reciclar de citações e de conteúdos que acabam por nos permitir uma apropriação de Mário Cesariny.
- Ano
- 2004
- Duração
- 92 min
- Classificação
- 12+
- Direção
- Miguel Gonçalves Mendes
- Géneros
- Documentário
- País
- Portugal