"Em Night of the Living Dead, Romero limitava-se (como se fosse pouco) a reflectir o seu tempo e a sociedade de então dentro da casa (como qualquer bom filme de cerco à la Hawks), não fazendo portanto considerações sobre os monstros que lá estavam fora. Eram apenas monstros, catalisadores para os comportamentos extremados dos que lá estavam dentro – e sim, tudo se opera nesse limiar muito concreto que separa o dentro do fora. Acima de tudo, o que terá interessado a Romero era a atmosfera da luta pelos direitos civis e o racismo, onde o final antevê o assassinato de Martin Luther King, morto pouco depois do final da rodagem – “I was telling a story and I had a couple of radical ideas and, you know, it’s more of a political statement than it is a film”. A ideia de que o morto-vivo é um de nós (ou nós somos um deles) só surge nos filmes seguintes da série (e diria que se Night é uma obra-prima, os que se seguiram são obras-maestras). Mas como essa é, afinal, a ideia fundamental do seu cinema, Romero regressou ao seu filme-charneira e escreveu Night of the Living Dead. Um objecto altamente interessante por encontrarmos nele a mão de um mestre que tem a oportunidade de retocar a sua obra de estreia – e fá-lo sem qualquer pejo, ainda que seja, talvez, o seu filme mais admirado. Aliás, aquele que foi o grande trunfo do realizador foi, exactamente, saber gerir e moldar a evolução da sua mitologia em torno dos mortos-vivos. Como que descrevendo o mundo em fascículos, porque assim, em doses pequenas e certeiras, se mastiga melhor os podres da carne humana."

O grande clássico do mestre George Romero - uma revisão sanguinolenta dos códigos dos filmes de terror até à data.
Indisponível no teu país
Sobre o filme
As radiações provenientes de um satélite provocam um ambiente de terror: os mortos saem dos caixões e atacam a população para se alimentarem. A história inicia-se num cemitério na Pensilvania, onde Bárbara, depois de ser atacada por um morto vivo, foge para uma fazenda . Este é também o local escolhido por Ben para se refugiar e juntos constroem uma barricada de modo a defenderem-se da multidão de zombies que apenas podem ser vencidos com um golpe na cabeça.Um clássico do género. Uma revisão sanguinolenta dos códigos dos filmes de terror até à data, tendo influenciado realizadores posteriores como David Cronenberg, Tobe Hopper e Sam Raimi.
Realização e elenco
- Realização:
- George A. Romero
- Elenco:
- Judith O'Dea, Duane Jones, Marilyn Eastman, Karl Hardman
Prémios e nomeações
Áudio e legendas
- Versão original com legendas
- Áudio Inglês • Legendas Português
Mais informação
- Título original:
- Night of the Living Dead
- Géneros:
- Cinema clássico, Terror
- Nacionalidade:
- Estados Unidos
- Estreia no cinema:
- 07-12-1970
Bilheteira:
370 957,90 €
Espetadores:
674.190
Títulos parecidos
Sem avaliações
9
9
"Quando vi o filme no teatro local no passado sábado à tarde senti realmente medo. Vi crianças sem recursos a que poderiam recorrer a tentarem proteger-se do pavor e medo que estavam a sentir."