A Flor do Equinócio
A Flor do Equinócio

A Flor do Equinócio

Higanbana

Áudio e legendas

Versão original com legendas em português

Nacionalidade

Japão

Ano de produção

1958

Estreia no cinema

24-07-2014

Sobre o filme

Na recepção do casamento da filha de um velho amigo seu, Hirayama questiona-se porque razão Mikami, outro velho amigo, não compareceu. Na verdade, Mikami estava preocupado com a filha Fumiko, que fugiu de casa com o namorado, e não quis ir à cerimónia. Mikami pede para Hirayama ir ver como Fumiko está. Este visita então o bar onde ela trabalha como empregada. Ao mesmo tempo que Hirayama se mostra compreensivo com Fumiko, fica furioso quando Taniguchi, o namorado de sua própria filha, faz uma surpresa e pede permissão para se casar com ela.

Realização

Yasuiro Ozu

Títulos parecidos

Como avalias este filme?

Japão, finais dos anos '50, Hirayama mostra ser um chefe de família liberal numa sociedade em transição, exceto quando a sua filha decide casar sem o consultar. É o primeiro filme a cores de Yasujiro Ozu, e é interessante ver que ao mudar a estética, o "core" do seu estilo continua igual. A temática familiar é o foco na maioria das suas obras, muitos até diziam que os seus filmes eram demasiado "japoneses" para os ocidentais, e em certa parte estavam correctos, pois é preciso ter admiração e gosto pela cultura nipônica para apreciar na totalidade o seu trabalho.

25 Maio 2020
megaf

O cinema de Ozu desliza como a seda. É mágico ao toque e cola-se aos sentidos. Uma exuberante simplicidade, apenas aparente.

30 Junho 2019
10.0

"One of Ozu's least dark comedies, which is not to say that it's carefree, but, rather, that it's gentle and amused in the way that it acknowledges time's passage, the changing of values and the adjustments that must be made between generations."

Vincent Canby de NY Times