A Festa de Despedida
A Festa de Despedida

A Festa de Despedida

Mita tova (The Farewell Party)

Áudio e legendas

Versão original com legendas

  • Áudio Original
  • Legendas Português
Nacionalidades

Israel, Alemanha

Ano de produção

2014

Estreia no cinema

21-07-2016

Sobre o filme

Numa unidade de residência assistida em Jerusalém, um dos residentes, que é dado à invenção, constrói uma máquina para matar misericordiosamente pessoas. Os outros residentes descobrem e a mulher de um amigo que está a morrer de cancro e a ser mantido vivo contra a sua vontade pelos médicos tenta convencê-lo a usar a máquina nele. Uma comédia trágica com um elenco septuagenário sobre a eutanásia e o direito à morte. Mesmo que a comédia seja várias vezes ligeira, o tema nunca é tratado dessa forma.
É o primeiro filme de Tal Granit e Sharon Maymon e foi uma sensação em Israel, tendo vencido o prémio de Melhor Realização nos prémios Phir, o equivalente aos Óscares do seu país.

Prémios
O meu estado de espírito...

Realização e elenco

Como avalias este filme?

Dar protagonismo a pessoas seniores é, só por si, no cenário cinematográfico e cultural atual, um gesto artístico e político louvável. E quando se aborda o tema da eutanásia com tanta inteligência, amor pela vida, e até humor, não existem elogios suficientes.

3 dias atrás
9.0

"Se agradece el trato adulto que proporciona el filme con la predominancia de la esfera estética sobre la ética en la consideración de no entrar en debates morales que puedan manchar el bello discurso.Un ejemplo de que una vez más el buen cine se sobrepone a la vida."

Álvaro Martín de El antepenúltimo Mohicano

8.5

"Es una reflexión con humor sobre la decisión de tener una muerte digna o proporcionársela al ser más querido."

Lluís Bonet de La Vanguardia

8.5

"Se trata de una película que debería abrir muchas mentes cerradas a todo lo que tenga que ver con la eutanasia, que dispara las emociones en el espectador y que trata un tema muy doloroso y terrible (al que la mayoría de nosotros estamos abocados) y que consigue sin embargo que el público se ria sin complejos con este grupo de ancianos, que constituyen un quinteto de la muerte muy peculiar."

Gabriel Menéndez Piñera ( Historias del Celuloide) de Web oficial

8.0

"The balance of laughs and pathos persists for much the movie's brisk running time, with Maymon and Granit's crowd-pleasing sensibilities growing more and more pronounced as the narrative unfolds. A film that seems destined to appeal to fans of such similar fare as "The Best Exotic Marigold Hotel" and "Calendar Girls"."

David Nusair (Ree Film Reviews) de Web oficial