8,6
Premier

A Estrada

· 103min.

Gelsomina é uma rapariga pobre que é vendida pela sua mãe a Zampano, um artista ambulante, para o ajudar nos seus espetáculos. A Estrada venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Indisponível no teu país

Sobre o filme

Nunca houve um rosto como o de Giulietta Masina. O seu marido, Fellini, dirige-a no papel de Gelsomina em A Estrada, o filme que estabeleceu o seu carisma internacional. Figura frágil e ingénua num mundo sem amor, Gelsomina é vendida pela mãe a Zampanò (Anthony Quinn), um saltimbanco forte e bruto que a leva para trabalhar com ele na sua vida de estrada, dando-lhe um número burlesco. Quando este encontra um velho rival, o artista que dá pela alcunha de “O Louco” (Richard Basehart), a fúria do homem musculado é provocada até ao ponto de rutura. Uma parábola com notas musicais de um Charlot trágico. Aqui, Fellini trocou qualquer familiaridade com o neorrealismo pela fábula poética, inspirando uma das suas mais populares personagens, Gelsomina, nascida de uma caricatura de palhaço feita pelo realizador no seu bloco de notas. A Estrada venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas
Áudio Italiano • Legendas Português

Mais informação

Título original:
La Strada
Géneros:
Cinema clássico, Drama
Nacionalidade:
Itália

Sem avaliações

9

"Fellini has used his small cast, and, equally important, his camera, with the unmistakable touch of an artist. His vignettes fill his movie with beauty, sadness, humor and understanding."

A.H. Weiler de NY Times