8,1

Um Mundo Catita

· Série completa · 1 Temporada · 154min/ep.

Uma série de 6 episódios inspirada no mundo e nas personagens inventadas por Manuel João Vieira. Não é exagero dizer-se que nunca se fez nada assim em Portugal.
Só para subscritores

Sobre a série

Um Mundo Catita é uma série de 6 episódios inspirada no mundo e nas personagens inventadas por Manuel João Vieira, mas também nos grandes sucessos dos últimos anos da HBO americana. Não é exagero dizer-se que nunca se fez nada assim em Portugal: A história de um cantor boémio e falido (protagonizado por Manuel João Vieira) que se apaixona pela sua bela dentista, que por sua vez está noiva de um jovem executivo bem sucedido. São as aventuras e desventuras deste intrépido apaixonado que seguiremos ao longo dos seis episódios. Um Mundo Catita explora um tipo de humor que se oferece a dois níveis de leitura - o burlesco e o non-sense.

Episódio 1: Vieira tem um concerto muito importante no Coliseu e precisa de descansar. Porém, um amigo de infância reaparece para lhe estragar a noite. No entanto, o que mais aborrece Vieira é a solução para um simples jogo que lhe mostram na mesa do café.  

Episódio 2: Vieira é despedido pela editora por faltar a um concerto no Coliseu. Juntamente com Phil Mendrix vai visitar Gimba ao hospital, onde encontra uma amiga que o leva para uma retrospectiva de Bergman na Cinemateca. Ao mesmo tempo, Vieira é chantageado para atuar no Natal dos Hospitais.

Episódio 3: Numa tentativa de melhorar a sua imagem pública, Vieira segue os conselhos de um amigo e recorre aos serviços de uma dentista. Rendido aos encantos de Sofia, Vieira apaixona-se perdidamente, envolvendo-se numa trama de ciúme, traição e urina.  

Episódio 4: Vieira está cada dia mais apaixonado por Sofia, a sua dentista, e terá de tocar no casamento dela. Entretanto, Basílio descobre uma nova face da sua personalidade que porá em causa a amizade com Vieira. A festa de casamento e uma indemnização da Licor Beirão, serão os ingredientes para uma fatídica noite que acabará na esquadra de polícia.

Episódio 5: Vieira está a passar um mau bocado, nada parece correr bem. Abraça uma vida de dependência a anti-depressivos e só uma visita de um grande amigo lhe consegue abrir os olhos. Será este o regresso triunfante de Manuel João? 

Episódio 6: É tempo de mudança para Vieira. Tudo lhe está a correr bem. Porém, tem mais uma oportunidade para deitar tudo a perder. Só um introspectivo diálogo durante o sono o traz de volta à realidade. Um concerto com uma orquestra poderá ser o novo ponto de partida. Será que finalmente Vieira vai concretizar o seu sonho?

Áudio e legendas

Versão Portuguesa
Áudio Português

Mais informação

Géneros:
Comédia, Drama
Nacionalidade:
Portugal
omrocha

Série portuguesa sem igual. Com o protagonismo de Manuel João Vieira, envolve-se num humor burlesco e sem sentido com ecos de Austin Powers (na representação do arqui-rival Tony Barracuda), Crazy About Mary e Dumb & Dumber.
Alguns episódios, pelo menos dois, recorrem ao pastiche para uma justa homenagem a filmes como The Seventh Seal de Bergman e The Cabinet of Dr. Caligari de Wiene.
O desempenho de personagens secundárias como o de Karley Aida, Basílio ou a dentista Sofia revelam-se fundamentais para a conclusão dos seis episódios.
Esta série merece ser vista. Pena ser relativamente curta, ao final fica-se com vontade de ver mais episódios.