Gorongosa
Gorongosa

Gorongosa

Temporadas disponíveis

Série completa

Áudio e legendas

Versão Portuguesa

realização

Cândida Pinto

Nacionalidade

Portugal

Ano de produção

2012

Sobre a série

No ano em que a SIC comemora o 20º Aniversário, passam 20anos sobre o Acordo de Paz em Moçambique. É este o momento, em quea SIC apresenta uma mini-série de 4 episódios sobre o renascimentoda vida selvagem no Parque Nacional da Gorongosa, profundamenteatingido pela guerra civil ao longo de 16 anos.Um trabalho da jornalista Cândida Pinto, com imagem deJorge Pelicano e de Bob Poole (cameraman norte-americano distinguidoem 2011 com um Emmy pela série documental "Grande Migrações"do canal National Geographic), e com edição de imagem de MarcoCarrasqueira.
Regresso àSavana Os animais selvagens estão de volta ao Parque Nacional da Gorongosa. Encontram condições para se voltarem a reproduzir sem os traumasde outros tempos. O Parque, que conheceu fama mundial nos anos 60e70,  perdeu cerca de 90% dos animais durante os 16 anos deguerra civil em Moçambique
Homens e Bichos 
Dentro da área do Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique vivem5 mil pessoas. Numa fase em que se investe para que os animaisselvagens voltem a habitar o Parque, desenvolvem-se esforços paraque as pessoas dessas comunidades se desloquem para a zona tampão,que envolve o Parque. Pretende-se evitar o conflito entre o homem e oanimal selvagem.
Cientistas noParque 
 Ecologicamente, a Gorongosa é o parque mais diversificado do Mundo".A afirmação é de Edward Wilson, biólogo norte-americano jádistinguido com dois prémios Pulitzer. Este professor de Harvarddirigiu uma expedição cientifica ao Parque Nacional da Gorongosa,no centro de Moçambique, onde desenvolveu pesquisas e descobriunovas espécies de formigas. Aí recolheu material e gravou liçõespara incluir num novo compêndio digital de Biologia, o "Life onEarth" onde a Gorongosa é apresentada como um modelo deecossistema.
Recuperar oTesouro Há um homem na Gorongosa que já plantou 85 milhões de árvores.Pedro Muagura, moçambicano, enche a vida com a paixão pelasplantas, por contrariar os que retiram verde ao centro de Moçambique.

Realização e elenco

Como avalias esta série?

No comments