Paul Haggis
  1. Paul Haggis

    Reino Unido · 1953

    1 título :separador disponível 9 prémios
    recebidos
Biografia

Paul Haggis é o cineasta premiado que, em 2006, se tornou o primeiro guionista a escrever para dois vencedores dos Óscares de Melhor Filme, "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos" (2004), dirigido por Clint Eastwood e "Colisão" (2004), dirigido por ele próprio. "Colisão" (2004), ganhou o Óscar de Melhor Filme e Melhor Guião Original. O filme também recebeu quatro indicações, incluindo um adicional para a direção de Haggis. "Colisão" (2004) arrecadou inúmeros prémios no ano de lançamento, como os Spirit Awards IFP, o Screen Actors Guild e ao BAFTA.
Em 2007, Haggis escreveu, dirigiu e produziu "No vale de Elah" (2007) para a Warner Independent Pictures, Samuels Mídia e Summit Entertainment. O filme, com atores como Tommy Lee Jones, Charlize Theron e Susan Sarandon, era um drama de suspense da procura de um pai pela sua filha desaparecida depois de voltar do Iraque. Jones ganhou uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator pelo seu desempenho no filme. O último filme de Haggis, "72 Horas" (2010) foi produzido pela Highway 61 e Lionsgate Films.
558/5000
Haggis nasceu em Londres, no Canadá e mudou-se para a Califórnia aos 20 anos. Durante mais de duas décadas, escreveu, dirigiu e produziu programas de televisão como "Thirtysomething" (1987) e "The Tracey Ullman Show" (1987), "Rumo ao Sul" (1994), "The Black Donnellys" (2007).
Haggis tem ainda preocupações privadas e sociais. Ele é o fundador da Artists for Peace and Justice. Sob este cargo, muitos dos seus amigos no mundo do cinema apresentaram-se para construir escolas e clínicas médicas servindo as crianças dos subúrbios do Haiti.

Prémios do seus filmes