Ivo Ferreira
  1. Ivo Ferreira

    Portugal · 1975

    1 título :separador disponível 0 prémios
    recebidos
Biografia

Nascido em Portugal em pleno rescaldo darevolução de 1974 e no seio de uma família de actores, Ivo M. Ferreira estevedesde sempre em contacto com o teatro e o cinema. 
Iniciou a sua formação técnica e artística em Lisboa (Esc. Artes Visuais António Arroio), matricula-se na LondonInternational Film School e mais tarde na Universidade de Budapeste, queabandona precocemente, chegando em fim à China, destino que marcará para semprea sua vida pessoal e profissional: monta uma pequena produtora em Macau erealiza o seu primeiro documentário. Trabalha como fotógrafo, actor, produtor,encenador e desenhador de luz.A convite da ExposiçãoUniversal de 1998, realiza uma premiada curta-metragem "O que foi" epouco tempo depois dirige a sua primeira longa-metragem, Em Volta (2002). Em2006 recebe uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para um curso de Escritade Argumento leccionado pela London International Film School, o que o levou alançar-se na escrita, e realização, de “Águas Mil”, que faz uma considerávelcarreira entre festivais de Cinema em 2009. Em 2010 estreia comercialmente “OEstrangeiro” e “Vai com o Vento”, um comissionado pela RTP na celebração dos 10anos do handover eoutro sobre a emigração chinesa na europa.O seu filme mais recente,“Cartas da Guerra” (2016), longa metragem baseada no livro homónimo de AntónioLobo Antunes e produzida pelo O SOM E A FÚRIA, integra a CompetiçãoOficial da 66ª Edição do Festival de Cinema de Berlim.Em 2019, lança “HotelImpério”, uma longa metragem rodada em Macau, apoiada pelo Instituto Culturalde Macau, e que foi selecionada para o SIFF PROJECTS, Shanghai.
Ivo M. Ferreira fez ainda parte do júri de festivais de cinema como: DocLisboa,Paris – Esssone, Inatel, Rush48 CCM e prepara, com a Arquipélago Filmes, arealização da série de ficção "Sul"

Os seus títulos online