Silêncios do Olhar
Silêncios do Olhar

Silêncios do Olhar

Áudio e legendas

Versão Portuguesa

realização

José Nascimento

Nacionalidade

Portugal

Ano de produção

2016

Estreia no cinema

28-10-2016

Sobre o filme

O realizador José Nascimento foi o montador do filme “O Bobo”, o primeiro filme de ficção do realizador José Álvaro de Morais, premiado com o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno em 1987. O filme, que demorou quase 10 anos a produzir, por falta de financiamento e devido ao incansável perfeccionismo do realizador, explora ao máximo todas os elementos da linguagem do cinema, seja o cenário, os diálogos, o guarda-roupa, o conflito, etc, tornando-o numa aproximação real da arte total, que não se define apenas como filme, mas como algo muito superior a isso mesmo. Desaparecido prematuramente, confessou uma vez que, caso algum dia existisse um filme sobre ele, gostaria que fosse José Nascimento a realizá-lo. Este é o resultado do cumprir de uma promessa de longa data.

Realização e elenco

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  • Jorge Leitão Ramos

    de Expresso

    José Álvaro Morais foi um realizador português que construiu uma obra, a um tempo fascinante, enigmática, pontualmente secreta e, em simultâneo, de uma exuberância surpreendente, fazendo conjugações entre poesia e hedonismo, sangue e sexo, o cinema-espectáculo e o cinema cadinho de coisas indizíveis. Morreu em 2004, demasiado novo (60 anos) deixando uma filmografia breve (apenas três longas-metragens de ficção e outros tantos títulos de diversa textura) que quase se perde no horizonte que outros vultos mais grados dominam. Mas toda a gente que se aproximou intimamente do cinema português no último meio século sabe que o lugar que ele ocupa é essencial e inamovivel. E todos os que o conheceram de perto não esquecem o galhardo príncipe que era. Não o esqueceu José Nascimento, seu companheiro de geração cuja voz, um dia, foi a do Zé Álvaro na breve aparição que faz em “O Bobo” e que agora volta a dar-lhe voz na ousada primeira pessoa em que “Silêncios do Olhar” acontece. O realizador foi a várias entrevistas, fez uma hábil montagem de fragmentos e construiu uma narrativa bio-filmográfica que quase parece confessional. Foi ainda ouvir alguns cúmplices dos filmes de Morais, atores sobretudo, recolher documentos de época, mas o melhor deste documentário de José Nascimento é a forma como texto, documentos e depoimentos se interligam com as sequências dos filmes e a beleza quase de rompante que irradiam. Faz vontade de os tornar a ver – e isso é o melhor que um filme sobre um cineasta pode almejar. J.LR.

    7.0 7.0