O Moinho e a Cruz
O Moinho e a Cruz

O Moinho e a Cruz

The Mill and the Cross

Áudio e legendas

Versão original com legendas em português

realização

Lech Majewski

Nacionalidades

Polônia, Suécia

Ano de produção

2011

Género

Drama

Estreia no cinema

29-06-2012

Sobre o filme

A extraordinária obra-prima "Subida ao Calvário" do pintor Pieter Bruegel, retrata a história da Paixão de Cristo passada na Flandres durante a brutal ocupação espanhola no ano de 1564, o mesmo ano em que Bruegel criou o quadro.
Uma representação a óleo em tela com mais de 500 personagens, sob o tema da crucificação de Jesus e as perseguições religiosas em Flandres. Em 1996, mais de 400 anos depois, esse quadro deu origem à monografia "The Mill and the Cross", uma análise exaustiva à obra de Bruegel pelo reconhecido crítico de arte Michael Francis Gibson. Em 2011, o cineasta polaco Lech Majewski, inspirado por ambas as obras e utilizando cenários pintados conjuntamente com as mais recentes técnicas digitais, transporta para o grande ecrã a história de 12 daqueles personagens, num ambiente estilizado como se de um quadro a óleo se tratasse.

Prémios
O meu estado de espírito...

Realização e elenco

Como avalias este filme?

No comments

9.0

"Una pelicula de una gran belleza y su mirada es una forma de meditación... Si solo ve los créditos iniciales, jamás los olvidará."

Roger Ebert de Chicago Sun Times

9.0

"La palabra 'película' se queda corta para describir El Molino y la Cruz... Cada escena es impactante."

Redacción de Slant Magazine

7.5

"Es un espectáculo en sí misma, una pequeña y extraña joya desde el punto de vista formal (...) hipnótica."

Carmen L. Lobo de La Razón

7.0

"Majewski (...) penetra en el interior de la obra para recrear su génesis (...) realiza un bellísimo zoom multiangular por la obra de Brueghel, deteniéndose en cada detalle. "

Fausto Fernández de Fotogramas