José e Pilar

José e Pilar

Áudio e legendas

Versão Portuguesa

Nacionalidades

Portugal, Espanha, Brasil

Ano de produção

2010

Estreia no cinema

18-11-2010

Sobre o filme

Baseado no dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, "José e Pilar" é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor. "José e Pilar" revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que o génio e a simplicidade são compatíveis. "José e Pilar" é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado doutra maneira”.

M6

Prémios
O meu estado de espírito...

Realização e elenco

Foto de perfil por defeito de um utilizador que não fez login
Os comentários depreciativos e os spoilers serão moderados. Se tens alguma queixa escreve-nos para ola@filmin.pt
  • José Álvarez Cedena

    de Cahiers du Cinema

    La imágenes de "José y Pilar" están inevitablemente recorridas por la muerte pero, sobre todo, están cargadas de trascendencia: porque de Saramago queda la palabra, verdadera protagonista de un docuemntal que es un regalo para los incondicionales del escritor. La palabra dicha y la palabra escrita; la palabra pública y (he aquí el gran hallazgo es Miguel Gonçalves), también la palbra privada.

    8.0 8.0
  • Javier Ocaña

    de El País

    La existencia misma de esta película parece un abono para la tesis. Y sin embargo el trabajo de Gonçalves se configura como un documento apasionante, excepcional, con el que, de un modo seguramente impudoroso, este crítico se encandiló. Perdón por verla, perdón por disfrutarla, maestro.

    8.0 8.0