7,5

Banksters

· 87min.

Do realizador de "A Queda de Wall Street". Entre Panama Papers, Swiss Leaks e HSBC, podem paraísos fiscais e evasão fiscal ameaçarem a estabilidade financeira global?
Indisponível no teu país

Sobre o filme

A filtragem dos Panama Papers revelou pela primeira vez a fraude de 214 mil empresas que operam em paraísos fiscais. Um quarto dessas empresas, criadas pela Mossack Fonseca, estava sediada em Hong Kong, conhecido por ser o centro de reciclagem de fundos chineses de origem duvidosa. No coração desta rede oculta estavam os bancos que moviam o capital entre Hong Kong e estes paraísos, possivelmente fruto da evasão de impostos, da corrupção ou do crime organizado, enquanto cobriam os seus rastos e faziam com que o dinheiro fosse quase impossível de ser encontrado.
O HSBC esteve fortemente envolvido em todo esse processo. Depois ocorreu o escândalo Swiss Leaks, quando um ex-funcionário do HSBC entregou inúmeros arquivos às autoridades francesas, uma revelação que produziu novas alegações sobre a evasão fiscal. O HSBC tornar-se-ia no Cavalo de Tróia que poderia ameaçar a estabilidade financeira global?
Do realizador de "A Queda de Wall Street", surge uma nova e intensa investigação sobre corrupção numa das maiores instituições financeiras do mundo: o HSBC. "Banksters" é um filme de suspense bancário arrepiante cujo esqueleto, decididamente noir, nos remete diretamente ao cinema polar francês.

Prémios e nomeações

Áudio e legendas

Versão original com legendas em português
Áudio Inglês

Mais informação

Título original:
Les Gangsters de la Finance
Géneros:
Documentário, Thriller
Nacionalidade:
França